Criação de galinhas no Brasil.
A princípio, a escolha da raça de galinhas faz a diferença no sucesso dos casos associados a estas aves.
Dessa forma, objetivos diferentes exigem aves com características diferentes, que determinam a competitividade do negócio.
Criação de galinhas no Brasil
Estima-se que a criação de galinhas por seres humanos começou há cerca de 7.000 anos.
Nesse sentido, no Brasil, algumas das raças mais conhecidas chegaram com cruzamentos portugueses e deram origem a raças de frangos brasileiros, a avicultura estava em plena expansão no Brasil, tanto na postura quanto para o corte.
Nesse sentido, segundo o IBGE, a produção de ovos de galinha atingiu a marca de 1,01 bilhão no terceiro trimestre de 2020, o que representa 3,8% a mais do que no mesmo período de 2019, com expansão de 3,6% no trimestre anterior.
Considerando a série histórica iniciada em 1987, trata-se de um novo recorde de produção, que mostra as perspectivas de crescimento do setor.
Ainda assim, de acordo com um levantamento da Embrapa, a produção de aves cultivadas também está aumentando.
Em 2019, o país teve uma matriz de 51,5 milhões de unidades, com uma produção de 13,2 milhões de toneladas (o terceiro maior produtor do mundo), o que representa um aumento de 3% na produção nacional (em relação a 2018).
Destes, 32% foram destinados à exportação. De fato, o Brasil se tornou o maior exportador mundial de carne de frango.
Qual é a raça mais comum no Brasil?
No caso das pequenas criações, assim como da agricultura familiar, uma das raças mais primitivas a serem encontradas em todo o país é a caipira comum, pois tem duas finalidades: produção de carne e ovos.
São galinhas do campo pesando até 3 kg, produzindo uma média de 180 ovos por ano, por isso são excelentes para fazendas de subsistência.
Outra opção para o cultivo de frangos quando se trata de produção de baixo custo é a caipira de pescoço pelado, que tem-se como o resultado do melhoramento genético francês.
Leva o nome porque tem plumagem de cores diferentes, exceto no pescoço – daí a origem do nome. Também é usado para a produção de carne ou ovos, pesando até 3 kg, e uma média de 180 botas por ano.
Para galinhas híbridas, uma das raças mais comuns é a Embrapa 051, desenvolvida pela Embrapa semi-pesada e com boa produção de ovos.
Eles tem-se produzidos a partir da idade de 21 semanas a 80 semanas, e também se tem adequados para criações rústicas.
As galinhas Embrapa 051 possuem plumagem marrom escura, excelente produção de ovos, longevidade e vida no campo.
Afinal, eles começam a botar ovos às 21 semanas e produzem até a idade de 90 semanas, com o potencial de produção de ovos de 345 ovos por galinha durante o ciclo de produção.
- Como plantar alface em casa: dicas e cuidados essenciais - 10 de abril de 2024
- Benefícios da agricultura orgânica para a saúde e o meio ambiente - 10 de abril de 2024
- Como fazer adubo orgânico caseiro em poucos passos! - 10 de abril de 2024